EPCOT

Experimental Prototype Community of Tomorrow, é o que significa a sigla. Traduzindo para o bom português, Comunidade Protótipo Experimental do Amanhã. Originalmente o parque tinha como objetivo ser um protótipo de cidade ideal do futuro, sendo autossustentável.  Era para ser exemplo e experimento para que mais tarde se pudesse seguir o mesmo por todo o mundo.
Acabou que não foi isso que o parque se tornou, pois Walt faleceu antes mesmo do Magic Kingdom ser inaugurado. Os rabiscos do parque foram encontrados em sua mesa e Roy, seu irmão mais velho, resolveu criar o parque mesmo assim, sendo o segundo a ser aberto no complexo do WDW.
Hoje o EPCOT é o parque mais cultural da Disney. Calma, se você tem crianças pequenas e está pensando que não vale a pena levá-los a este parque, tenho a solução para você ao final deste post!


Curiosidades
O símbolo do parque é sua icônica bola de golfe metalizada gigante que fica iluminada a noite com diferentes cores e fica toda personalizada cada data comemorativa.
O EPCOT é o parque mais barato para a Walt Disney Company, pois todo o parque é patrocinado, tanto pelas marcas que dão nome as atrações, quanto pelo governo dos países que tem os pavilhões anfitriões.

Melhor experiência no parque
Antes de começar a falar do parque quero ressaltar a sua melhor atração (que muitas pessoas deixam de ver, pois visitam o parque por meio dia apenas), o IllumiNations – Reflections of Earth.
É o show de encerramento do parque, contando com fogos e a história da Terra contada de dentro do lago, com a interação de todos os pavilhões do World Showcase. É de tirar o fôlego e lágrimas dos espectadores. Uma das minhas coisas preferidas na Disney toda.
Melhor lado para ver é no World Showcase Plaza. Você pode reservar lugares melhor com FastPass+.


Chegando no EPCOT
O parque é um dos dois que tem acesso ao mesmo pelo Monorail (o outro é o Magic Kingdom). Além dos ônibus, você pode chegar até ele através do trem suspenso de um trilho que se tem acesso gratuito no Transportantion and Ticket Center.
E meus amigos, ele, mais do que o MK, vale a pena ir de Monorail pois o mesmo faz uma volta sensacional por dentro do parque. Você consegue ter uma noção 360º de cima dos trilhos do que esperar das lindas locações do EPCOT.
Vamos então ao parque, que é basicamente divido em duas partes maiores: a entrada, Future World e o fundo do parque, margeando o lago temos o World Showcase, contendo pavilhões de diversos países.


Future World
O Future World ou em português, Mundo do Futuro, é divido na ala Leste (East) e na ala Oeste (West).

Vamos começar pelo Future World East pois logo quando entramos, damos de cara com a Spaceship Earth (a tal da bola de golfe) que faz parte desta divisa do parque. E sim, você tem que ir. Você monta num carrinho e vai passear dentro desta esfera gigante, onde nos é contado a história da tecnologia. E não se preocupem, os brasileiros povoaram tanto a Disney que agora existe a opção de áudio em português.


A próxima grande atração é a Mission: SPACE onde você e mais sua equipe são mandados para o espaço e o brinquedo foi projetado para que você se sentisse como se estivesse. Existem duas maneiras de aproveitar esta atração, com ou sem adrenalina. Eu (infelizmente) nunca fui na versão mais tranquila e deve ser por isso que sempre me senti muito enjoada quando fui. Mas é muito bem feito e acho que mesmo com enjoo vale a pena a experiência.


Test Track é uma outra atração bem legal. Ela leva você para o centro de testes da Chevrolet. Na fila você pode criar um carro nos aparelhos disponíveis. Aí você vai testar seu carro, em resistência a calor, frio, choque e velocidade. É muito bem feito tudo e uma das melhores coisas do EPCOT.
Ainda neste lado do parque existe uma das maiores lojas do complexo se você quiser fazer umas compras, a Mouse Gear.

Vamos então atravessar o parque e ir a Future World West. Este lado será mais voltado a temática da Disney, trazendo atrações dos filmes e lugares para encontrar personagens.
Se você entende inglês, recomendo que vá a atração do Nemo, a Turtle Talk With Crush, um teatro interativo que com a tartaruga do Procurando Nemo. É muito engraçado e até agora que não sei como eles acertam tanto e fazer um computador interagir com o público sem erros de timing e direção de olhar.


Mas se você não fala inglês não fique triste, você ainda pode aproveitar a melhor uma das minhas Top 10 Atrações da Disney, o Soarin’. As filas são grandes, por causa da sua reputação, mas ele vale a pena toda a espera. É um voo de asa delta pelo mundo (se você foi antes de 2016 precisa ir novamente, pois antes eram apenas imagens dos Estados Unidos, agora ele é mundial!!!). Além de te elevar até uma tela côncava e passar e projetar inúmeras paisagens nela, você sente o vento de acordo com o voo, cheiros e até respingos d’água. É incrível.


O resto desta área contém pequenas atrações educativas que explicam a preservação do meio ambiente e dos animais. O que eu acho SUPER IMPORTANTE. Mas se você tem menos tempo, melhor irmos em frente para o World Showcase.


World Showcas
Esta parte do parque é para a visitação dos pavilhões dos diferentes países. Se você acha chato, tenho duas sugestões para fazer a experiência mais interessante para você.
  1. Drinking around the World: bebendo em volta do mundo. Você pode ir de pavilhão em pavilhão experimentando as bebidas típicas de cada local. Você precisar ser maior de 21 anos para fazer isso;
  2. Eating around the World: comendo em volta do mundo. Mesma coisa, vá de pavilhão em pavilhão experimentando as comidas típicas de cada local;
  3. Visitar personagens típicos de cada país que não são comumente vistos (como a Mulan na China).
O EPCOT inclusive tem em algumas épocas do ano o Food & Wine Festival (Festival do Vinho & Comida).
Os pavilhões são os seguintes: México, Noruega, China, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Japão, Marrocos, França, Reino Unido e Canadá.






Eu tive a oportunidade de ir a todos (me levou mais de um dia para isso). Ressalto agora coisas que eu acredito que valem a pena serem priorizadas.
  • Noruega: Frozen Ever After é uma atração nova e que te leva ao mundo dos vikings junto com os personagens do filme;
  • Alemanha: comer todas as sobremesas possíveis, tudo é delicioso;
  • Reino Unido: termine o dia num dos pubs com música ao vivo inglesa;
  • Canadá: O Canada! De todos os filmes exibidos nos pavilhões achei o mais bonito.
EPCOT com crianças
A Disney percebeu que os pais não conseguiam aproveitar o parque com crianças pequenas, então criou maneiras de entretê-las enquanto a família visita os pavilhões.


O Kidcot Fun Stops são paradas pelo parque em que você recebe um passaporte para colecionar selos ao longo do World Showcase. Também têm várias atividades culturais para manter as crianças bem ocupadas. Procure o símbolo do K branco no quadrado vermelho no mapa. Se quiser saber mais, clique aqui.

Postagens mais visitadas