Cidade do Panamá

Fiquei na Cidade do Panamá por 13 horas, em escala. Meu voo obrigatoriamente iria parar lá, então decidi pegar a maior escala possível durante o dia e ir conhecer a cidade (mais especificamente, o Canal do Panamá). E sim, deu tempo de ver muita coisa e ainda voltar com folga para pegar a conexão.

Informações úteis sobre o país:
A moeda oficial é a Balboa, vale de igual para igual com o Dólar Americano (USD). Porém a Balboa só existe em forma de moeda. Eles usam (misturado com a Balboa) o Dólar Americano. 
Brasileiros não precisam de visto para o Panamá, mas precisam da Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).
Todos os transportes público da cidade só podem ser pagos com um cartão de transporte pré-pago que poder ser comprado na maioria dos estabelecimentos comerciais. Eu li muito que não poderia ser comprado no aeroporto em respeito aos taxistas, mas pode sim, só que custa USD$ 10.

Canal do Panamá (Miraflores Locks)
Fui para lá de ônibus (USD$ 0,25 por passagem). Saí direto do aeroporto e fui até o terminal de Albrook (onde também tem um shopping) e de lá peguei outro ônibus para o Canal (o ônibus se chama Miraflores).
O Canal tem um museu e a única forma de visitá-lo é pagando entrada (USD$ 15). A exposição é interativa e muito bem curada. Os navios podem não estar passando quando você for visitar (meu caso, infelizmente), mas mesmo assim é possível ver as eclusas e a grandiosidade que toda a estrutura do lugar tem.




Skyline
Depois de sair de Miraflores eu peguei o mesmo ônibus para voltar para Albrook e da lá peguei o metrô (USD$ 0,35) para a estação 5 de Mayo. De Lá fui até a orla da praia para ver o skyline da cidade (que é sensacional, a cidade é apelidada de Nova Iorque da América Central). Fui andando, mas o lugar não é dos mais amigáveis, recomendo pegar um táxi. 


Casco Antigo
Da orla voltei para direção do Canal a pé, seguindo a praia. Caminhando por cinco minutos cheguei na parte antiga da cidade, conhecida como Casco antigo. Linda, de cair o queixo. Super bem conservada. Achei legal como na mesma baía a parte nova encara a velha. No centro desta região tem uma feirinha com artesanatos muito diferenciados dos povos indígenas que ainda existem no país.





O transporte público não é um grande aliado. Os ônibus demoram muito (levei 1h45min para ir do Aeroporto Tocumén até Albrook -  que é longe, mas não assim) e o metrô é limitado (com apenas uma linha). Não confie muito nos transportes. Esteja com dinheiro a mais para pegar um táxi a qualquer momento. Principalmente em casos como meu, não se pode brincar com o tempo para voltar para o aeroporto.

Minha cia aérea foi a Copa Airlines (que é panamenha, por isso a necessidade da escala em PTY). Eles não seguram a bagagem de porão em escalas maiores que 8h. Se você quiser se aventurar como eu me aventurei, terá que pegar suas malas e guardá-las no aeroporto. Existem um guarda-volumes, super seguro e que cobra USD$ 5 por peça de bagagem. 

O Panamá me surpreendeu com a receptividade e beleza. Eu fui para ver o Canal e só ele já teria me contentado. Voltei para casa com uma impressão muito boa. Quem sabe não volto pra explorar mais em outras escalas? Não seria má ideia.

Nota: viajei em 2017, os valores podem sofrer alterações.



Postagens mais visitadas