Visto Noiva (K1)

O que é o Visto de Noiva(o)?

Se você pretende imigrar para os Estados Unidos, este visto é uma das maneiras de fazê-lo. Porém ele é para quem tem intenção de se casar com um cidadão(ã) estado-unidense, o que no caso do visto eles exigem que o relacionamento seja legítimo (vocês terão que provar e outras pessoas vão testemunhar por vocês).
Costumava ser um processo mais rápido mas, desde a era Trump o processo do Visto K1 e adjacentes (K2, K3 e K4) tem levado cerca de um ano. O cidadão estado-unidense será o peticionário e você, noiva(o) que tem a intenção de se casar e residir legalmente nos Estados Unidos, será o beneficiário.

Exigências ser elegível para o K1

Ambos devem ser livres de impedimentos legais para se casarem (ou seja, não podem estar casados com outras pessoas, devem ser solteiros, viúvos ou divorciados);
O casal precisa ter se encontrado pessoalmente nos últimos dois anos (é sério isso, eles verificam tudo, não dá pra mentir!).

São basicamente duas fases. A única coisa, muito demoradas e cheias de burocracias. Mas dá pra chegar lá, acreditem. Para dar início ao processo, o peticionário precisa protocolar a petição, este passo só pode ser dado em território americano.
Antes de começar a falar do processo, posto aqui a minha timeline do processo de visto.


Parte 1 - Petição (USCIS)

A petição a se protocolar é a I-129. Clique aqui para ter acesso à ela e todos os documentos de explicação para seu preenchimento.
Vocês vão preencher e reunir toda a documentação que o formulário pede para que seja enviado junto ao USCIS (órgão que cuidará deste primeira parte). Além disso pagarão uma taxa de USD 535,00.
Depois de enviado a petição, nas próximas semanas vocês devem receber o NOA-1 que vai conter o Request Number de vocês. Esse número é como vai ser identificado seu processo nesta primeira parte.
Depois disso, vão sentar e esperar. Mas vão esperar muito. Esta fase é a pior, não tem o que fazer, eles não dão sinal de vida e não dá pra checar o estado do pedido online (como nas outras fases do processo). Pode (e vai) levar até 8 meses para a conclusão desta fase.
O que acontece é que o FBI vai investigar vocês dois até ter a certeza que a união é legítima e que vocês dois são pessoas de acordo com a lei.
Se eles sentirem falta de algum documento, eles enviarão uma correspondência chamada REF solicitando para que seja enviado a eles.
Finalmente vocês devem receber pelo correio o NOA-2 dizendo se vocês foram ou não aprovados para seguirem em frente com o processo. Se não, vocês vão ter que entrar com um advogado para tentar novamente. Se sim, você pode mover para segunda parte.
Atenção: a partir do momento que você recebe o NOA-2 o beneficiário tem 120 dias corridos para realizar a entrevista no consulado.

Parte 2 - Visto (NVC e Consulado)

Apesar de eles darem 120 dias para resolver o resto você não consegue sair marcando a entrevista de cara. Primeiro o USCIS vai enviar seu processo ao NVC. No NVC eles vão criar um novo numero de caso para você (aqui para os brasileiros todos começam com RDJ...pois RDJ corresponde à Rio de Janeiro, onde você vai tirar seu visto se for brasileiro). Este processo pode levar até 6 semanas (o meu levou). 
Daí o NVC depois de criar seu número de caso vai encaminhar seu processo ao consulado e é só com esse processo lá no consulado que você pode fazer a entrevista. Porém uma vez que você possui o número você pode marcar a entrevista (não precisa esperar seu processo chegar para fazer isso pois demora muito e a fila é longa, eu só consegui data de entrevista para 45 dias depois de ter conhecimento do meu RDJ). Você pode descobrir seu RDJ pelo telefone ligando no NVC antes deles te mandarem e-mail. 
Nesse meio tempo, você pode começar a correr atrás da documentação exigida na entrevista. Tudo o que eles exigem está aqui.

DS-160
Com o RDJ em mão está na hora de preencher seu DS-160 e pagar a taxa de USD 265,00 para agendamento da entrevista no consulado e horário no CASV. Você deve preencher o DS-160 em inglês, aqui têm um exemplo de como fazê-lo para o K1 e aqui é o site onde você deve preenchê-lo. Outra coisa importante é garantir que quando você estiver agendando sua entrevista no consulado a página do site seja verde, o que quer dizer visto de imigrante.

Consulta médica e exames
Os vistos de imigração exigem que você vá ao médico do consulado e realize exames médicos antes da entrevista. São dois exames de sangue (colhidos juntos), um de urina e um raio-x de tórax. Depois de realizado estes exames você vai ao médico (já com os resultados, atenção aos prazos) e sua carteira de vacinação. Lá ele te entregará um envelope selado que você não deve abrir e vai entregar no momento da entrevista. Você pode ir a qualquer um dos médicos que o consulado indica e cada um deles te indicará onde e como realizar os exames. 
Tudo é pago em reais nesta parte, vai variar com o câmbio (pois a tabela é em USD). No meu caso a consulta médica foi R$700,00 e mais R$400,00 gasto em todos os outros exames juntos.
Atenção: a validade do visto é baseada nos exames médicos e não na data da entrevista. Se você fizer os exames muito antes terá que se apressar para entrar no país. Eles são válidos por 6 meses. No meu caso, eu fiz todos os exames em 16/05 e a entrevista no dia 21/05. Eu tenho até 16/11 para entrar nos Estados Unidos com o visto válido e não 21/11.

CASV e Consulado
Você vai precisar ir ao CASV antes de ir ao consulado, assim como qualquer outro visto americano exige. Você pode escolher a data de visita no momento em que marcar a entrevista no consulado. Você pode ir ao CASV em uma cidade que não seja o Rio de Janeiro mas a entrevista só é no consulado do Rio de Janeiro às terças-feiras. 
Mesmo sua entrevista sendo tarde, chegue o mais cedo possível. O horário que você marcar no site não importa muito, lá é por ordem de chegada. Eles abrem as portas às 7h da manhã. Cheguei a 6h35 e fui a segunda a ser chamada pela consulesa.
No dia do consulado vão conferir sua documentação (duas vezes) e depois você espera até ser chamado por nome pelo cônsul para sua entrevista. Na entrevista eles vão perguntar sobre você e seu noivo, nada que você não deva saber (até porque eles já sabem de absolutamente tudo, só estão confirmando que você não está de armação). Vão te fazer jurar que está dizendo só a verdade. É fácil, e acredite, se você chegou até lá não tem razão para não dar certo (a pior parte é o USCIS, o resto é bem tranquilo).
No caso dos vistos de imigração, eles não são entregues em sua casa. Você terá que ir a um CASV (de sua escolha) buscá-lo. Lá eles te entregarão além do passaporte, um envelope selado que você vai guardar para entregar ao agentes de imigração no momento em que entrar nos Estados Unidos (mesmo que não seja seu destino final, será no seu primeiro contato com as autoridades estado-unidense, então se for escala, dê tempo suficiente para isto).

Dica: você pode checar o status do seu caso (desde que você sabe seu RDJ) pelo site do governo. Lá dá pra acompanhar se ele já está "Ready" (momento em que você já pode marcar a entrevista) e "Issued" (quando o visto já foi impresso no seu passaporte).

Finalizando o processo do Visto K1

Uma vez que eu visto for "Issued" você deve logo receber o e-mail com o rastreamente dos Correios para saber se seu passaporte já chegou ao CASV. Uma vez com o passaporte em mãos você pode ir embora para os Estados Unidos. Lembre-se, você têm seis meses a partir da data dos exames para entrar no país.
Uma vez lá, vocês têm 90 dias para se casarem no cartório ou o visto é anulado e o beneficiário estará ilegalmente no país.
Uma vez casados, partimos para o Adjustment of Status.

Adjustment of Status

Esta parte eu ainda não conheço. Estou ainda em processo de embarque. Assim que passar, posto aqui o que é preciso fazer para finalizar a sua legalização como esposa(o) de americano e residente legal dos EUA (e tudo sobre o Green Card).







Postagens mais visitadas

Imagem

EPCOT

Imagem

Buenos Aires

Imagem

Santiago

Imagem

Cidade do Panamá

Imagem

Mondevidéu

Volunturismo

Imagem

New Orleans, LA