Buenos Aires

Ah que surpresa que foi a Argentina para mim. Eu esperei muito de nossos vizinhos e mesmo assim, eles me surpreenderam. Buenos Aires é uma das capitais mais lindas que já visitei e o que me deixou mais impressionada foi me sentir na Europa em plena América do Sul.


Antes de começarmos o roteiro, vou falar de algo que é bem problemático na capital, infelizmente: o dinheiro. Na Argentina ele só trocam dólares americanos (USD), euros (EUR), as vezes libra esterlina (GBP) e o nosso real (BRL). Se você estiver vindo de outra parte ou tiver outro câmbio consigo, esqueça, não vai dar para trocar. Outra coisa, cuidado com notas falsas! Eu levei uma caneta identificadora de notas para a viagem. Esse tipo de sacanagem ocorre mais com os táxis e alguns lugares muito turísticos, não cheguei a realmente ter problemas com isso, mas vale sempre lembrar.

Bueno muchachos vamos a empezar... Buenos Aires tem muito para se conhecer mas, dois dias andando muito foram suficientes para cobrir o turístico e famoso de lá. Fiquei no centro e dividi a cidade em duas partes, norte e sul. Cada dia fui para um lado. Andei o mínimo possível de metrô e ônibus para sentir bem a cidade. Vou listar os pontos que visitei começando pelo norte até o sul.

Floralis Genérica
Fica localizada nos jardins da Faculdade de Direito ao norte da cidade. A escultura feita em 2002 foi desenhada para abrir suas pétalas ao decorrer do dia. Feita por Eduardo Catalano, possui 23 metros de altura. O lugar é super gostoso para sentar na grama, fazer um pique-nique e apreciar a vista. É possível chegar lá de metrô, descendo na estação Facultad de Derecho.


Cemitério da Recoleta
A região da Recoleta é muito bonita, com muitas árvores, jardins e restaurantes. No seu coração está o cemitério que foi construído em 1822 e está repleto de mausoléus. Dentre os muitos, está enterrada Eva Perón.



Livraria El Ateneo
Esse lugar foi uns dos lugares que me fez querer morar lá dentro. Era um teatro de 1919 e passou a ser uma livraria, porém a estrutura do teatro clássico mantém-se e o palco é um café. A livraria é fenomenal. Endereço: Av. Santa Fe,1860.


Teatro Colón
Imenso. Demos a volta no quarteirão de queixo caído. A construção é clássica de 1908. Casa de espetáculos, ativo até hoje, possui visitas guiadas e um café lá dentro. Fica na Av. 9 de Julio, a mais importante da cidade.


Obelisco
Fica localizado no meio da Av. 9 de Julio e agora adicionaram as famosas letras de grama "BA". Inaugurado nos anos 30, o obelisco é um dos marcos e pontos de encontro da cidade.


Café Tortoni
Assim como A Brasileira em Lisboa, Majestic Café no Porto e o Colombo no Rio de Janeiro, este lugar era ponto de encontro dos boêmios e gênios criativos da capital argentina. O café fica numa região de arquitetura rebuscada e muito alto astral.


Plaza de Mayo & Casa Rosada 
A Casa Rosada é o palácio presidencial, apesar do presidente não residir mais lá. É uma contrução lindíssima toda cor-de-rosa. A Plaza de Mayo, que fica a frente, recebe este nome graças à revolução de 1810 que fez a Argentina independente dos espanhóis.


Puerto Madeiro & Ponte das Mulheres
O lugar era muito importante por ter sido o maior porto da capital por um certo período. Hoje abriga muitos restaurantes e lojas. A Ponte das Mulheres é a edificação mais renomada do lugar. É uma zona bem jovem com muitas atividades noturnas.


Paseo de la Historieta - Mafalda
Acho justo dizer que 70% da minha vontade de ir à Buenos Aires era para conhecer este lugar. Eu sou enlouquecida pela Malfada desde pequena. Este lugar é uma esquina onde você pode sentar num banco com os personagens de Quino. Endereço: Calle Chile, 400.



Mercado de San Telmo
O mercado é uma feira que ocorre aos domingos e dizem valer muito a pena conhecer. Eu não estive na cidade num domingo, então só posso deixar aqui o que ouvi dizer.

La Bombonera
Casa dos Boca Jr. um dos maiores times de futebol da Argentina. A região não é das mais tranquilas, mas ao redor do estádio existem muitos turistas. Você pode visitar lá dentro. Comemos um delicioso churrasco argentino na frente.



El Caminito
Por último mas não menos importante, um dos lugares que vai me fazer para sempre falar bem da Argentina. O Caminito é uma região de imigrantes (italianos principalmente) e muito colorido. Pintado desta maneira por causa das tintas que sobravam dos navios que aportavam ali.
O lugar tem muito tango ao ar livre, muitas pinturas de rua e uma energia incrível.





Antes de acabar o roteiro, quero contar uma coisa (das muitas coisas incríveis) que minha querida amiga argentina (e nossa guia por um dia) nos contou: fazer merenda. Por volta das 17h todos os dias, os argentinos vão às padarias e compram as facturas (doces de padarias) e fazem a tal da merenda. Ah, que coisa sensacional, estas pessoas sabem como viver. Nós já tínhamos saído da Argentina e estávamos continuando com nosso mochilão mas continuamos a merendar.


Ah não deixem de comer a maior quantidade de doce de leite e alfajores que conseguirem. SÉRIO.
Aproveitem Buenos Aires, vocês vão querer voltar.

Postagens mais visitadas