New York, NY

Senta que lá vem roteiro, afinal Nova Iorque é daqueles lugares que você vai andar para sempre e não verá tudo. 



Eu fui em 2013, fiquei por seis dias e não vi tudo. E desde então, já tem mais para ver, como o 9/11 Memorial e a Torre da Liberdade que não estavam prontos.
Antes de começarmos a falar dos lugares vou dar umas dicas de como maximizar seu tempo e dinheiro na cidade. Vamos lá:
  • Divida a cidade por zonas e vá visitar uma zona por dia. Não vale a pena ficar subindo e descendo todos os dias (além de perder tempo, gasta um monte com metrô);
  • Comprar várias passagens de metrô é mais barato do que comprar individuais todas as vezes que você precisar usar;
  • NYC é muito fácil de andar, a maioria das ruas e avenidas tem números como nome, então dá pra saber quase que exatamente o quão longe algo está de você;
  • Para as atrações principais, comprei um City Pass. Você compra este passe que vem com seis atrações principais na cidade. A vantagem é que fica mais barato do que comprar os ingressos individualmente e você corta fila de bilheteria, pois já tem os vouchers em mãos.
Então vamos começar, aqui temos um mapa com números, eles representam cada uma das seguintes atrações na cidade das quais listarei a seguir.


1.  Grand Central Station
Além de ser prática, pois dali você pega os três que conectam a cidade com os estados vizinhos e ser uma enorme estação de metrô, ela é lindíssima, icônica e você já viu ela (mesmo sem saber) em milhares de filmes.



2. Sede das Nações Unidas
Não é permitida a visita dentro, mas só a importância que a ONU tem para o mundo, você tem que ir lá constatar. A quantidade de pessoas que mudaram o curso da história e tornaram o mundo um lugar mais humanizado, que passaram por aquele edifício é incontável. Além de a arquitetura ser do nosso Oscar Niemeyer, o mesmo senhor que projetou nossa capital.


3. Prédio do Friends
Desculpa se você não for fã, pule para o próximo item, mas eu não poderia ir para NYC e ignorar este lugar (que é a única coisa da série que realmente foi gravado lá). O prédio é um edifício comum e não existe Central Perk embaixo. Mas e daí? É da série, então não preciso dizer mais nada. Endereço: 90 Bedford St, New York, NY - EUA.


4. Casa da Carrie Bradshaw (Sex and the City) e a Magnolia Bakery
É a menos de três quarteirões do prédio do Friends, então já que estava lá, não custava nada ir até lá. Também, só a fachada. Mas se você quiser entrar mesmo no clima, pode visitar na esquina a Magnolia Bakery, onde na série elas tomavam café. Endereço: 64 Perry St, New York, NY - EUA.



5. Empire State Building
A cara de Manhattan. Não dá pra não ir, não dá! O ingresso estava incluso no City Pass. Você vai precisar passar pela segurança antes de entrar. Tem uma lojinha antes de subir que, se você gostar de algo compre, pois ela só fica na parte que você sobe no prédio, a decida é por outro lado. Também tem um museu antes de chegar ao observatório, super interessante.




6. Central Park
Este lugar merecia uns três dias só para ser desbravado. É tudo aquilo e mais do que eu havia visto em filmes. Se você não tiver muito tempo, três coisas que eu achei essencial ver são: Conservatório das Águas, Strawberry Fields e Bethesda Terrace. E claro que só para chegar neste lugares você terá que andar pelo lindo parque e morrer de amores por ele.





7. Museu de História Natural
É aquele museu super legal do filme “Uma Noite no Museu”. E é legal daquele jeito que eles mostram. Reserve um tempo para ver, pois tem muita coisa e tudo lá dentro vale a pena. O ingresso estava incluso no City Pass. Ah e se você quiser voltar, todos os dias antes uma hora antes do fechamento do museu, a entrada é gratuita.



8. Broadway
Sim, você tem que assistir a pelo menos um musical. Mesmo se não entender inglês, o espetáculo é tão incrível que vale a pena ver o palco se transformar sem que você perceba. Eu escolhi o mais antigo e mais famoso, O Fantasma da Ópera. Foi muito legal. Os ingressos custam em torno de USD$ 100-150 (inicialmente, tem lugares bem mais caros – e melhores). Recomendo que compre antes, muitas vezes não tem lugar no teatro.


9. Time Square
Outro cartão postal da cidade, não tem como não ir. É inacreditável o tanto de luzes que aquele lugar tem em tão pouco espaço. Ir a noite é mais legal ainda. Se você ficar bem em cima da escada, pode ser que apareça nos telões e tenha seus 15 segundos de fama na Time Square. E não deixe de visitar as lojas que ficam em volta, algumas são bem diferentes, como a M&M’s World.



10. Wall Street
Não há muito para ver além dos arranha-céus. Mas é um dos lugares, economicamente falando, mas importantes do mundo. Além de prédios lindos, você precisar ir conhecer o Touro de Wall Street. Dizem que dá sorte tocar na cabeça dele.



11. FAO Schwarz
Fundada em 1862, é das lojas mais incríveis que já fui. Vendendo brinquedos (e muitos sonhos) eles têm de tudo que você imaginar. Além de ser a casa do piano de chão (The Big Piano). Vendem todos os tipos de bonecos imagináveis e aquelas casas de boneca dos sonhos. Endereço: 767 5th Ave, New York, NY - EUA.


12. LOVE
Fica em meio ao distrito diamante. É apenas uma escultura, mas a região também oferece muitas coisas bonitas. Endereço: 1359 Avenue of the Americas, 54th Street & 6th Ave, Nova York, NY – EUA.


13. Biblioteca Pública de NYC
O prédio é lindíssimo, por dentro e por fora. Passar uma tarde lá e tomar um café, é um sonho para os amantes de livros.


14. Metropolitan Museum of Art – MET
A joia cultural do Upper East Side. Com várias exposições diferenciadas e muitos artefatos históricos, é outro museu que tem que estar na sua lista. O ingresso também foi pelo City Pass. Quando você trocar seu voucher, vai receber um pin colorido para colocar na roupa. A cor corresponde ao dia da semana para aquele mês, ou seja, você pode voltar na semana que vem com o mesmo pin se quiser.



15. Top of the Rock
Outro observatório muito famoso é o topo do Rockfeller Center. O ingresso também fez parte do City Pass. Porém para subir, diferentemente do Empire, você tem que ir lá na bilheteria, entregar seu voucher e agendar um horário (muito melhor se você pensar, assim não existem milhares de pessoas tentando visitar o mesmo lugar).


16. Cruzeiro pelo sul de Manhattan
No City Pass eu poderia escolher isto ou ir até a Estátua da Liberdade. Porém ela estava interditada devido ao furacão Sandy. Então eu tive que fazer este cruzeiro para chegar o mais perto dela possível. Foi melhor do que eu esperava, pude ver todo o skyline de Manhattan de longe e passei embaixo da ponte do Brooklin.



17. High Line Park
Um lugar não muito visitado por turistas (que não sejam locais), mas vale a sua visita. É um parque criado em cima de uma antiga linha de trem suspensa. Você pode acessá-lo de vários pontos da cidade e aproveitar a mesma como museu urbano.


18. Dylan’s Candy Bar
Conheci a marca quando fui a Orlando a primeira vez, mas nada se compara com a sede em NYC. A loja tem três andares e vende tudo o que pode ser feito com açúcar. Tem um bar no topo onde você pode tomar drinks bem coloridos sentado em cupcakes gigantes. É uma daquelas lojas que não se vê em todos os lugares e um ótimo lugar pra trazer lembrancinhas. Existem várias na cidade, mas a que eu fui, foi a do lado Bloomingdales. Endereço: 1011 3rd Ave, New York, NY -  EUA.



Menções honrosas
Para alguns lugares que não tive a oportunidade de ir (ainda!): McGee’s Pub (o pub que inspirou o Maclaren’s Pub da série How I Met Your Mother), o arco do Washington Square Park, a ponte do Brooklin (atravessá-la) e a Estátua da Liberdade.

Além de tudo isso, só passear pelas avenidas da cidade já bastam para fazer você imaginar sua vida um filme. Não dá pra viajar o mundo e não querer ir para NYC, ela é um pedacinho de tudo.




Postagens mais visitadas