Mondevidéu

Desde que desci no Uruguai já fiquei impressionada com a modernidade e a abertura de fronteira. Algumas ruas me lembram os Estados Unidos e as infinitas árvores do tipo Maple me lembraram o Canadá.


Montevidéu é charmosa e bem tímida. Eu nunca tive problema em visitar uma capital em baixa temporada ou final de semana, mas MVD é diferente. Baixa temporada e domingo fizeram o centro histórico ficar deserto e, infelizmente, fechado. Porém, nada disso nos impediu de passear e amar o lugar.


O Uruguai é um país extramente liberal. Maconha é o cheiro que você vai respirar por muitas ruas, no peito eles carregam a garrafa térmica de chimarrão e à mão a típica cumbuca uruguaia. As pessoas são educadas e com o ar bem europeu, a capital é um excelente retiro para qualquer um que busque urbanização sem super população e caos. Visitamos os pontos principais e segue aqui o que vos sugiro de passeio.

Feira Tristan
Eu amo uma feirinha. Quando viajo, sempre que consigo, vou conhecê-las. Mas a Tristan, que ocorre em Montevidéu todos os domingos e se espalha por dezesseis quarteirões, eu nunca vi igual. Eles vendem absolutamente tudo o que você imaginar. Quando eu digo "tudo" eu quero realmente dizer tudo!

Eles vendem instrumentais odontológicos, aparelho VHS usado, telefones quebrados, bocal de bomba de gasolina, roupas, palmilha de tênis, pote de comida, etc. Não compramos nada, mas foi muito curioso andar por lá. Endereço: Rua Dr. Tristan Narvaja, 1545.



Praça da Independência
A praça é linda. Fica situada perto da cidade velha. Dela você consegue ver o Teatro Solis, a cidadela, o Palácio Salvo (que já foi o maior edifício da América do Sul) e o mais importante para os uruguaios, a estátua José Gervasio Artigas, revolucionário uruguaio que ajudou a país a conquistar sua independência.


Mausoléu de José Gervasio Artigas
Ao chegar perto da estátua, no centro da praça, você notará escadas para um ambiente subterrâneo. Lá dentro é o mausoléu onde está enterrado o herói do Uruguai. Existem dois guardas fardados que ficam lá também. É meio estranho mais interessante de conhecer.



Teatro Solis
Revolucionário no país, trouxe cultura e tradições novas ao povo desde que foi inaugurado em 1856. O ponto era muito frequentado pela elite mas hoje, é frequentado por todos os públicos. Existem visitas guaiadas que custam cerca de R$9,00 e valem muito a pena (opções de idiomas entre espanhol, inglês e português). Ressalto que só é possível visitar o interior lindo e refinado do teatro com a visita guiada.



Cidadela Antiga
Esta parte da cidade se incia no portal ao fundo da Praça da Independência e se estende pelo resto da península que está inserida. Muitas praças, igrejas e edificações recheadas de charme e arquitetura rebuscada.








Mercado del Puerto
Localizado na cidadela antiga, de frente para a alfândega portuária da cidade. O lugar é muito acolhedor com muita culinária típica e lojas de produtos locais.



Cidade à fora
Muito gostoso em Montevidéu é passear a pé e sentir a cidade. Seguem algumas fotos do que vimos e experienciamos por ela.




Tão perto e tão fácil de chegar, Montevidéu é um lugar que nós, brasileiros, deveríamos apreciar mais.


Postagens mais visitadas