Praga

Já tinha ouvido muita gente chamar Praga de "Paris do Leste Europeu". Praga é bem mais do que isso, é um daqueles lugares que sempre se materializavam na minha cabeça quando eu pensava em contos de fadas, com um ar mais gótico e uma história riquíssima por trás, claro.
Além de que, o Leste Europeu é super barato para viajar. Eu me sentia uma milionária carregando todas aquelas coroas na carteira. Eu esperava muito de lá e a cidade e sua história super interessante venceram todas as minhas expectativas. 
E sim, fui sozinha. Para quem quiser ir e estiver receoso (principalmente as mulheres), não tenha medo, você vai se surpreender com a receptividade da região. Claro, não seja tonto de andar sozinho por ruas que não são movimentadas a noite, perigo existe em todos os lugares. 
Fiz um walking tour (e recomendo, pois aprendi muito da história local) e compartilho aqui o achei de essencial para ver na capital da República Checa.

Curiosidades
Praga é formada da junção de cinco cidades: Cidade Velha, Cidade Nova, Cidade Lesser, Bairro Judeu e Hradcany. Todas foram unificadas em 1784. É a cidade mais importante da região da Boêmia e é conhecida como A Cidade Dourada, Das Cem Torres e O Coração da Europa.
A figura mais importante de sua história foi o imperador Carlos IV que viveu no século XIV e fez muito pela cidade e pelo Império Sacro Romano-Germânico. Acreditava fortemente em astrologia e numerologia. Muitas coisas na cidade foram construídas em cima destas crenças. Ele fundou a primeira universidade da Europa Central, a Charles University, hoje conhecida como Universidade de Praga.


Ponte Carlos IV
A primeira do país, construída por Carlos IV atravessa o rio Vltava e tinha o propósito de ligar a residência do imperador, Castelo de Praga a região de aonde trabalhava, Cidade Velha. Composta por 30 santos e cercada pela charmosa cidade, a ponte é dos lugares mais bonitos que já visite (não só da cidade, de todos).
Nela podemos apenas para passar a pé e lá estão muitos artistas, músicos e ambulantes. Porém eles não estão ali aleatoriamente, eles precisam ser aprovados por um comitê para poderem expor sua arte no local. Ela foi construída pelo arquiteto Petr Parléř (que tinha menos de 25 anos quando isso aconteceu!).
Uma das coisas mais legais que me contaram no tour foi que a ponte foi construída exatamente a partir das 5 horas e 31 minutos do dia 9 de julho (mês sete) de 1357, que se você reorganizar a data, do ano para o minuto da construção monta palíndromo numérico de 135797531. Tudo isso devido ao fato de Carlos IV ser muito supersticioso, então o momento foi escolhido a dedo.







Castelo de Praga
Fica na Cidade Lesser e ao contrário do que muitos (inclusive eu quando cheguei à cidade) acreditam, não existe um castelo físico, esse nome é dado à região. Ela é composta pelo atual prédio do governo, a Catedral de São Vito, jardins maçônicos e muitas igrejas pagãs. É localizado numa das partes mais altas da cidade, proporcionando uma vista incrível aos visitantes.






Catedral de São Vito
Também arquitetada por Petr Parléř, foi construída antes da ponte. É icônica, com seu estilo gótico e seus enormes vitrais coloridos. Pode ser vista de muitos pontos da cidade (e por ter muitas torres altas, cria a falsa impressão de que realmente existe um Castelo de Praga). Carlos IV está enterrado lá.




Cidade Velha
É o centro histórico da cidade. Onde a maioria do comércio está localizado. Cada esquina da cidade é um charme. Muitos teatros antigos, praças e riquíssima em detalhes. Não deixe de notar as marionetes, é um dos maiores traços da cultura checa.





Orloj
É o nome do famoso relógio astronômico medieval de Praga. É composto por três componentes principais: o mostrador astronômico, representado a posição do Sol e da Lua e outros vários caminhos celestes; o Caminho dos Apóstolos que aparece a cada hora, no momento das badaladas de hora exata; e o mostrador do calendário com todos os meses/ zodíaco.
Eu recomendo que você fique para ver o Caminho dos Apóstolos. Eu cheguei ao local às 16h10min, ou seja, tive que esperar 50 minutos para ver. Porém 25 minutos antes de acontecer já tinham muitas pessoas se aglomerando para ver. Chegue antes, pegue um lugar bom e fique lá. O relógio é relativamente pequeno e muitas pessoas estão esperando para ver o seu “cuco”.



Trdelnik
É um dos doces típicos checos. Vi vários lugares vendendo e fazendo (é interessante assistir). Nada mais é que uma massa de baunilha, enrolada, assada e banhada na canela e castanhas. Eu achei muito gostoso. Não vi muitas variações, é um ótimo acompanhante para o café.


Menino Jesus de Praga
Para muitos religiosos, principalmente os católicos, é um dos grandes motivos da visita à cidade. Fui à igreja de Nossa Senhora Vitoriosa durante meu tour. Localizada em na região da Cidade Lesser, você pode visitar e homenagear a famosa imagem do Menino Jesus de Praga.
Existe uma lojinha na frente da igreja que vende medalhinhas do santo (ótimo presente para quem tem família religiosa) e ao fundo da igreja, na sacristia existem santinhos (aquelas pequenas orações de colocar na carteira) do Menino, traduzidas para mais de 30 idiomas.


John Lennon Wall
Desde os anos 80 o local homenageia o Beatle com grafite. Atravessando a ponte Carlos IV da Cidade Velha para Lesser, pega-se a esquerda e a parede fica um pouco mais adentro da região. Não é difícil de achar, pois sempre há muitos cantores fazendo tributos e a música pode ser ouvida ao longe. Apesar de não ter muito a ver com a cidade, foi um dos lugares que mais gostei de visitar.



Praga tem uma vida noturna muito animada. Fiz um pub crawl e assisti teatro de marionetes com o pessoal do meu albergue. É pequena porém muito acolhedora. Ela me fez despertar a vontade de ir conhecer todo o resto do Leste Europeu.








Postagens mais visitadas