Minha melhor amiga, a mala

Apesar de ser boa em fazer mala, eu odeio passar por isto. É muita pressão decidir em poucas horas o que usar durante a viagem toda. Então antes de tirá-la de cima do armário vamos entender algumas coisas importantes sobre o assunto.

Primeiro, o tipo de mala que é preciso ser feito, este fator depende do local para onde vai (neve, praia, montanha, etc.), o clima que está fazendo, o tipo de atividades a serem realizadas, etc. Segundo, provavelmente será você quem irá carregar suas malas, então pense nisso antes de colocar até o papagaio lá dentro.


Companhias aéreas tem diferentes politicas de peso permitido nos voos (ou em caso dos low cost, nem sempre é permitido levar mala de porão), você pode descobrir sobre isto no site das mesmas, sempre existe uma parte que fala das malas. Pagar por bagagem não é nada divertido, quando acontece comigo a sensação que tenho é que estou picando em mil pedaços o dinheiro que estou entregando. O que se pode fazer nestes casos é comprar mais espaço para malas (geralmente é oferecido na hora da compra da passagem e é sempre mais barato do que comprar no dia do voo, na hora em que você está no balcão de cabelo em pé ao descobrir que vai ter que dar um jeito na situação).

Okay, agora com a mala aberta vamos começar pelo mais básico de tudo:
  • Documentos pessoais e todas as informações da viagem necessárias (reserva de voos, albergues, tours, etc);
  • Seguro saúde/ vida para viagem;
  • Identificação em todas as suas bagagens (eu sempre coloco o e-mail também, pois é algo que posso acessar de qualquer lugar do mundo, o meu número de telefone nem sempre…);
  • Cadeado para trancar todas as bagagens que vão para o porão (vulgo malas despachadas);
  • Guaiaca para levar o dinheiro estrangeiro em espécie e o passaporte;
  • Bateria portátil;
  • Adaptador de tomada.
Estes itens são essenciais. Principalmente os cinco primeiros. Parece besteira mas eu já vi gente esquecer o passaporte e lembrar somente na hora do check-in. O resto da mala inteira é substituível mas seus documentos não, portanto nunca despache nenhum!

Você tem que pensar que se houvesse um acidente, o que teria que estar de fácil acesso para que fosse possível mais rápido o socorro? Primeiro, saber quem você é e ver suas condições de seguro, seus dados médicos, etc.

Dica: quando você contrata seguro saúde geralmente vem apenas a apólice para ser levada na viagem. Junto eu coloco um papel bem colorido com meu tipo sanguíneo e as minhas alergias, pra ficar bem óbvio se alguém que não seja eu, precisar procurar. Também coloco o telefone, nome e e-mail da minha mãe para caso eles precisem falar com alguém. Pequenas coisas que podem fazer muita diferença caso algo inesperado aconteça.

Agora que já cobrimos o mais essencial vamos ao resto. Seja esperto e leve sempre roupas confortáveis, não vale a pena machucar o pé ou mal poder sentar-se só para estar high fashion. Procure levar peças chave, como por exemplo uma camisa branca, calça jeans, sapatilhas pretas, etc. Peças que podem ser usadas de mais de uma maneira em diferentes combinações. Tente fazer o maior número de outfits possível utilizando o menor número peças. É recomendável que você vista todas combinações antes para ter certeza em vez de jogar tudo na mala pensando que irá decidir quando chegar lá. Lembre-se que é possível lavar roupas então nem sempre é preciso levar uma combinação de roupa para cada santo dia da viagem.

Eu levo sempre dois sacos de roupas íntimas, um com as limpas e outro no qual deposito as usadas. Para diminuir o volume da mala, eu sempre uso as roupas mais volumosas na viagem de ida/ volta do destino (ou seja, na hora do voo, onde irão pesar minhas malas). Levar um casaco, mesmo que pequeno, sempre é bom – eu já aprendi da maneira mais árdua que não é porque você vai para a Califórnia e o tempo diz que estarão 35ºC que você não corre o risco de chuva e frio.

A necessaire eu sempre coloco tudo em frascos menores (até pelo fato de que não se pode entrar como nada de maior do que 100 ml na bagagem de mão). Coloco sempre o que pode vazar separado e isolado pois, já aconteceu de abrir a mala e encontrar tudo melado. Se vou despachar a necessaire, eu deixo uma pequena com pelo menos desodorante, pasta e escova de dentes na mochila para utilizar durante o voo. Lencinhos umedecidos são muito úteis para se levar também.

E por falar em bolsa… uma maneira bem fácil e prática de organizar as coisas dentro da mala é separá-las em bolsinhas. Por exemplo: uma bolsinha com todos seus acessórios tech (carregadores, adaptadores, cartões de memória, etc), uma com todos os documentos, uma com toda a roupa íntima, uma com sapatos, etc.

Por último mas não menos importante, tenha noção das compras que irá fazer. A mala que vai é menor do que a que volta, então deve ir mais vazia e voltar mais cheia. Lembre-se de deixar espaço na ida para as compras e souvenires. Se você tem zero noção de peso ao segurar algo, assim como eu, invista numa balança portátil. A maneira mais prática e eficaz de dosar o peso da bagagem.

Dica: não despache objetos de valor, como jóias (mesmo bijus), computadores, câmeras, etc. Mesmo com o cadeado, você não tem controle sob sua bagagem do momento em que despacha até quando a retira na esteira. Não vale a pena correr o risco.




Postagens mais visitadas