Os Maias & Valladolid

Fui para o México para conhecer algo que sempre tive muita vontade, os Maias. A extensão da cultura deles vem desde a Guatemala até a Península de Yucatán. A parte que se encontra na península é a mais nova da civilização.


Visitamos quatro Zonas Arqueológicas e vou listar cada uma delas a seguir. Tínhamos intenção de ir Mérida e Uxmal também, porém devido a minha terrível intoxicação alimentar não tivemos tempo.
Antes de começar quero apontar algumas coisas:
  • Independentemente da época do ano, a península é fechada pela mata atlântica, ou seja, é muito quente. Leve sempre água (muita!), protetor solar e alguma comida com você;
  • Quando você ver nas placas o nome de um lugar seguido por ZA, significa que é a Zona Arqueológica. Nós demoramos um pouco a perceber e nos perdemos um pouco;
  • A península apesar de chamar-se Yucatán, contém dois estados: Yucatán e Quintana Roo. No mapa abaixo você pode ver tudo o que visitamos e a sua localização aproximada;
  • O estado de Yucatán cobra uma taxa a mais no ingresso do que o de Quintana Roo. Todas as ZAs custam MXN 70 (taxa do Ministério do Turismo) e os localizados em Yucatán tem um adicional, sempre.

1. Valladolid
Chegamos em Cancun e fomos para Valladolid, uma cidade no centro da península. Primeiramente eu a escolhi como destino por ser geograficamente estratégica (cerca de 45 min de cada Zona Arqueológica). Mas nos encantamos com o charme e autenticidade da cidadezinha colonial.




Valladolid conta com muito cenotes lindíssimos, uma praça com a igreja matriz muito charmosa e deliciosos restaurantes típicos (e baratos) de comida mexicana e maia. Além de muitas lojas de souvenires e tequilarias.

2. Ek'Balam
Localizado no estado de Yucatán, norte de Valladolid. Valor da entrada: MXN 202 (70+132).
O lugar é o menor que visitamos com as ruínas bem concentradas num só local. Sua maior estrutura é um templo conhecido como El Trono. É possível subir até seu topo. A vista é muito bonita e podemos ver todo o resto da cidade maia de lá.
Ek'Balam também tem um cenote e muitas barraquinhas de artesanato.




3. Cobá
Localizado no estado de Quintana Roo, sudeste de Valladolid. Valor da entrada: MXN 70.
Cobá é muito grande. Andamos cerca de 6km dentro do parque. Eles tem serviço de táxi (e quando digo táxi, digo um taxista de bicicleta que leva passageiros nos dois lugares a frente) para quem não quiser; conseguir andar muito. Também pode-se alugar bicicletas para uso próprio.
O local conta com várias ruínas, inclusive uma pirâmide (Ixmoja na parte das ruínas chamadas Nohoch Mul) que é permitido subir. Ela assusta muita gente de tão grande, mas subam, a vista é sensacional.





4. Tulum
Localizado no estado de Quintana Roo, sudeste de Valladolid (continuação da estrada de Cobá, no extremo sul). Valor da entrada: MXN 70.
Era uma das cidade portuárias dos Maias. As ruínas com o estonteante Mar do Caribe atrás são um dos cartões postal do país. A ZA tem uma praia exclusiva que é acessada atrás da maior estrutura no local. 
É a terceira ZA mais visitada no país. Além de ter muitas iguanas tomando solta e posando para as fotos dos visitantes, tem também vários restaurantes e lojas ao redor. Foi um de nossos lugares preferidos. 





5. Chichén Itzá
Localizado no estado de Yucatán, noreste de Valladolid. Valor da entrada: MXN 242 (70+172).
É a segunda ZA mais visitada do país e lar de uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, El Castillo. Essa é aquela que não dá pra não ir. De todas as que fomos foi a maior, mais lotada e mais difícil de ver tudo.
As ZAs não dão mapas aos visitantes, todas as ruínas ficam em meio a mata atlântica e o parque conta com muitos caminhos diferentes. Ficamos mais de quatro horas para achar tudo (e nos perdemos inúmeras vezes). Tem dois cenotes (que hoje em dia são apenas para visitar e não nadar). Além de ser lotado de vendedores ambulantes que margeiam todos os caminhos dentro do parque.
Uma dica de amigo pra você: chegue cedo. Depois das 11h o lugar fica lotado de turistas e tours. Não dá para andar, tirar fotos e aproveitar toda a beleza que o lugar oferece. Apesar de ser monumental, não perca seu tempo todo no Castillo. Vá ver o observatório, a Igreja e os Mil Pilares (outras partes que eu adorei no lugar).





Cenotes
São cavernas que contém ou não rios e possuem uma abertura em seu teto. A península conta com mais de 4.500 cenotes. Algumas ZAs tem cenotes (Chichén Itzá e Ek'Balam) para visitação, porém nem todos podem ser visitados por banhistas. 
Os cenotes que visitamos na cidade foram três. Xkeken, Samula e Zaci. Para entrar nos dois primeiros pagamos 125 pesos mexicanos (MXN) por pessoa, um combo pois ambos encontram-se no mesmo parque (se não, eles cobram MXN 80 por cada um). O Zaci, localizado no centro da cidade (Calle 37) foi apenas MXN 30.




Os Maias foram um povo avançadíssimo. Eles inventaram o calendário (igual ao que temos hoje, com 365 dias), tinham noção do zero na matemática, entendiam como funcionava pressão d'água e eram engenheiros de primeira linha.
Recomendo que você, assim como nós fizemos, leia um livro sobre eles e assista a documentários (o YouTube está cheio) para não passar em branco os detalhes que fizeram deste povo tão espetacular.

Nota: viajei em 2017, os valores podem sofrer alterações.


Postagens mais visitadas