Sintra - Arredores de Lisboa

A cidade tem resquícios dos primeiros traços de civilização e hoje considerada Patrimônio Histórico Mundial da UNESCO, contendo diferentes partes da história não só de Portugal como do mundo. Para chegar até Sintra é fácil, pegar o comboio para Sintra em qualquer uma das seguintes estações: Restauradores (linha azul do Metro), Sete Rios (linha azul do metro), Roma (linha verde do Metro), Areeiro (linha verde do Metro) ou Entrecampos (linha amarela do Metro). A linha passa pela periferia de Lisboa, portanto não muito bem frequentada em certos horários do dia, não é perigosa, mas não custa dar um pouco mais te atenção aos pertences e descer somente na estação final, tanto em Sintra como Lisboa.


A cidade pode-se conhecer a pé, mas esta não é tão plana quanto Cascais, portanto preparem-se para andar, subir e descer. Se não pode-se pegar um autocarro (o que talvez lhes ganhe mais tempo, pois tudo lá é bem longe e a região é muito montanhosa), sendo assim duas escolhas, a Scotturb, que é a empresa local de circulares e tem autocarros para todos os destinos. ou um autocarro turístico (Hop on/ Hop off) que será mais caro, mas este só faz o percurso turísticos e tem mais horários disponíveis, na estação de comboios ha informações turísticas de como comprar.
Sintra está lotada de atrações, então separei aquelas que não se pode - em hipótese alguma - deixar de conhecer. E se seu tempo é pouco eu já estou colocando-as por ordem, para que fique mais fácil dar priorizar os passeios.

Palácio da Pena
Um dos lugares mais incríveis dos quais já visitei. É a materialização dos tais castelos de contos de fadas. O palácio teve sua construção iniciada no século XVI mas só passou a ser residência oficial dos monarcas em 1834 e serviu de residência até o último rei de Portugal, Dom Manuel II em 1910.
Antes mesmo de chegarmos ao palácio nos deparamos com parque que o cerca. Em seu interior, vocês irão notar como as camas eram pequenas; isso não está relacionado com a estatura do povo português, mas com a crença que se tinha em relação a morte - acreditavam que a posição deitada era a posição dos mortos, por isso dormiam com o tronco inclinado. Além disso, toda a cozinha é de cobre, coincidência? Não, o cobre é um material que ajuda a conservar melhor os alimentos, por isso eles tiravam vantagem deste. E claro, aproveitem uma vista única da serra de Sintra.



Castelo dos Mouros
Foi só depois de visitar estes dois locais que entendi a diferença de um palácio para um castelo. O primeiro é mais novo e sofisticado, a partir do século XV passaram a aparecer, o segundo é medieval e serve primeiramente como proteção, na época não se importavam com luxo, somente em manter o reino seguro.
Antes mesmo deste ser erguido, arqueólogos encontraram resquícios de civilizações que lá viveram do século X a VIII a.C. O castelo teve sua construção iniciada em 1154, quando Lisboa era governada por Dom Afonso Henriques (fundador de Portugal). Sintra com uma influência moura (islâmica) não queria se anexar ao reino, então o castelo foi erguido primeiramente para proteger a cidade do resto do país.




Quinta de Regaleira
A quinta (para nós brasileiros, fazenda, sítio, etc) da Regaleira, teve seu palácio desenhado por um arquiteto italiano e é rodeado por luxuosos jardins, lagos e grutas. Além de explorar o interior do palácio, andem ao redor de toda a propriedade.


Convento dos Capuchos
Diz a lenda que o 4º Vice-Rei da Índia, Dom João de Castro durante uma caçada, dormeceu e sonhou com um anjo, portanto quando despertou resolveu construir ali um santuário, e o convento dos capuchos ficou pronto em 1560. Pouco foi gasto em sua construção, isto explica o local tão simplório e rústico, mas mesmo assim nunca se questionou a religiosidade do local.


Palácio Nacional de Sintra
Construído por ordem de rei João I de Portugal, em 1383, o palácio está no coração de Sintra. Além de aproveitar a visita a este visitar os arredores, e não deixar de comer o famoso Travesseiro de Sintra, doce encontrado somente na pastelaria A Piriquita.



Cabo da Roca
O local é afastado da cidade, se tiverem a oportunidade de visitar, terão uma linda vista do Oceano Atlântico. Este local é conhecido por ser o ponto mais ocidental da Europa continental.


Palácio e Jardins de Monserrate
Não deixem de visitar o Palácio de Monserrate e seus arredores. Desenhado por um arquiteto inglês, conta com belíssima arquitetura e jardins deslumbrantes. O local é de grande influência árabe.


Postagens mais visitadas