Volunturismo

Volunturismo, é a junção das palavras voluntariado e turismo. O nome é quase auto explicativo, mas serei redundante e começarei pelo começo.
​Volunturismo é um programa no qual você trabalha voluntariamente para uma comunidade e recebe acomodação e na maioria dos casos, refeição em troca para ficar o tempo que se propôs a ajudar. Os trabalhos consistem em poucas horas ao dia, deixando o volunturista com tempo de ir explorar o local em que está.
O programa existe em muitos países do mundo, inclusive no Brasil. O site pelo qual eu me informei e, acredito ser o maior, é o World Packers (acredite se quiser, o site foi criado por dois brasileiros).
A primeira coisa a se fazer é criar seu perfil, que será como seu currículo. Lá você contará sobre si e selecionará suas habilidades – que são importantes para as ofertas de voluntariado. Elas podem ser desde fotografar, ensinar idiomas, técnico esportivo a experiência em construção, jardinagem, etc.
Depois é pesquisar o local onde você quer ir. Assim que a buscar for realizada, aparecerão as ofertas de trabalho que mais combinam com seu perfil. Em cada oferta é possível ver a acomodação oferecida (geralmente em albergues) e se possui ou não refeições entre outras coisas como lavanderia, piscina, etc. Além de aparecer a quantidade de horas/dia e de dias/semana para serem trabalhados. Algumas ONGs oferecem até vivências e aulas sobre a cultura local. Tudo isto pode ser visto na página da oferta.
O site cobra uma taxa pelo match, mas nada de absurdo, o justo pelo trabalho organizacional que o mesmo tem. Passagens aéreas, seguros de viagem, vistos e transportes internos não estão inclusos.
Ah, e se você é mulher e esta lendo isto tudo e pensando que não poderá fazer isto sozinha, pense novamente. O World Packers tem uma campanha enorme para empoderar e encorajar mulheres a fazerem isto, se quiserem.

Postagens mais visitadas