Belém - Arredores de Lisboa

Belém é uma região perto de Lisboa que possui monumentos, praças e gastronomia característica de Portugal. Não se pode pensar em ir a Lisboa sem ir até lá. Então vamos primeiro chegar até o local para depois melhor explorá-lo.
Como chegar? Existem duas maneiras fáceis e agradáveis para chegar até lá. A primeira, mas rápida e precisa é pegar o comboio de Cascais no Cais do Sodré (linha verde do Metro) e descer na estação Belém.
Atenção: nem todos os comboios que saem do Cais do Sodré param em Belém, alguns são expresso e param só nas estações maiores. Verificar nos horários ou apanhar o de Oeiras que é certeza que para lá. A segunda maneira é pegar um elétrico na praça do Rossio (estação do Metro Rossio, linha verde), esta opção é mais vulnerável a erros pois o elétrico para mais vezes e as suas paradas não tem nome certo.

Mosteiro dos Jerónimos

Testemunho monumental das grandes navegações portuguesas, o mosteiro do século XVI possui sua arquitetura manuelina. Hoje é patrimônio histórico na UNESCO. Vale a pena conferir a igreja e a o mosteiro por dentro. Do lado de fora, os encantadores jardins são ótimos para curtir o sol e sentir a brisa que vem do Tejo.





Centro Cultural de Belém - CCB
O centro fica ao lado dos jardins do mosteiro e possui esculturas da famosa artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos. Seu interior sempre está recheado de exposições e amostras culturais.


Pastéis de Belém
O melhor dos melhores está aqui, as filas imensas e a espera compensam quando vocês experimentarem os deliciosos e tradicionalíssimos Pastéis de Belém. Vocês podem até ter visto alguns parecidos no país mas nada se compara a este, nem mesmo o nome. Os Pastéis de Belém são marca registrada, os outros são chamados de pastéis de nata. Ignorem a gula e comam o máximo que conseguirem, vocês vão sempre sair arrependidos de não ter comido mais.
Curiosidade: estes são feitos com a gema do ovo, os padres do Mosteiro dos Jerônimos utilizavam muitas claras para engomar as roupas, e as gemas estavam sendo desperdiçadas, foi então que surgiu o tal do Pastel de Belém. Eles ficam do outro lado do mosteiro.


Ponte 25 de Abril
Do outro lado da rua, ao olharmos em direção de Lisboa não temos como não notar a grandiosa Ponte 25 de Abril. Ela tem esse nome em homenagem a revolução de 25 de abril de 1974, que libertou o país da ditadura militar. Antes era conhecida como Ponte de Salazar, nome do ditador. A ponte não é só para carros, embaixo se olharem bem tem espaço para os comboios que vão para o sul passarem.


Padrão dos Descobrimentos
Foi construído no ponto exato de onde saíram as caravelas da época dos grandes descobrimentos. O monumento tem um observatório e suas escadas estreitas são compensadas pela linda vista do Tejo e dos jardins do mosteiro. Em seu corpo, está Pedro Álvares Cabral olhando para o Tejo e o Infante Pedro, Duque de Coimbra, olhando para Portugal.




Torre de Belém
De 1519 a torre reflete as influências islâmicas e orientais. Ela está estrategicamente colocada para
defender a entrada da baia do Tejo. Para a época, possuía uma tecnologia avançada, da qual os seus tiros de canhão iam mais longe. A torre pode ser visitada por dentro e possuí um parque ao seu redor.


No mapa a seguir, temos:1 Mosteiro dos Jerónimos, 2 Centro Cultural de Belém, 3 Pastéis de Belém, 4 Padrão dos Descobrimentos e 5 Torre de Belém.


Postagens mais visitadas