Grace Period

Definido diretamente do dicionário, o Grace Period (ou GP, como é conhecido pelo pessoal do ICP) é um período de carência que você tem para terminar de fazer algo. No caso dos vistos de trabalho nos EUA, é o período de 30 dias que o visto te dá antes que ele expire e você tenha que sair do país.

Para os intercâmbios que eu fiz e acredito que para todos, você não pode tirar o GP em dinheiro, pois ele não são férias remuneradas ou qualquer coisa do tipo. Ele é relacionada ao Governo e ao visto, não tem nada a ver com seu empregador.

Nele pode-se fazer qualquer coisa, como no resto da validade do visto, mas lembre-se que uma vez que você sair do país no GP vai precisar de um visto válido para voltar. Por exemplo, quando eu morava em Seattle, era muito perto do Canadá e eu tinha pensado em ir passar duas semanas lá assim que acabasse o programa, depois voltar para Seattle, me despedir e ir embora. Não pude fazer isto, pois se saísse dos EUA já não teria outro visto para voltar, uma vez que meu de turista já havia expirado anos atrás e o de trabalho acabado assim que eu pisasse do outro lado da fronteira.

Muitas pessoas deixam para viajar durante este período, o que é esperto pois dali você já vai embora em vez de ter que pagar uma passagem de ida e volta para onde morava e tem mais tempo e provavelmente mais dinheiro (economizado durante seus meses trabalhando) para fazer o GP valer ainda mais a pena.
Para as au pairs, o GP só acontece no final do último mês de trabalho, então se você estender seu programa terá que esperar até o final da extensão para o fazê-lo. Importante, o seguro saúde que nos é dado pela agência não vale durante este período, se você quiser e, na minha opinião deve, contratar outro seguro para cobrir o período, pode. Saiba que é ilegal trabalhar para a host family durante este tempo, mas muitas pessoas o fazem.

Dos meus dois GPs eu só fiz o meu de au pair. Aproveitei para ir bem longe de onde eu morava, pois era mais viável conhecer lugares como a Califórnia, Havaí, etc. primeiro quando ainda morava em Seattle por ser mais perto, ou seja, mais rápido e barato o voo. Quando acabei o meu programa, usei duas semanas e meia dos meus 30 dias para ir para NYC e Washington D.C.

O do ICP eu não fiz pois tinha que voltar logo ao Brasil por causa da faculdade, então meu programa oficialmente acabar em 28 de janeiro às 11h da manhã (horário de check-out dos apartamentos) e as 12h05 eu já estava bem sentada no meu lugar no avião.

Então já saiba que, se seu visto é de trabalho você terá direito ao grace period. Já programe-se, fale com o pessoal que for junto com você (ou que conhecer onde vai) e aproveitem. É mais barato viajar quando se ganha em dólares e já está no local onde se quer conhecer.

Postagens mais visitadas