Lisboa

Lisboa é uma das capitais europeias mais antigas. Até hoje seu charme encanta quem a visita. A cidade foi oficialmente fundada no  século XII a.C. mas só foi integrada ao Reino de Portugal em 1147 por Dom Afonso Henriques. Com misturas de povos vindos da anciã península Ibérica e norte da África, a cidade é rica em variadas expressões culturais. O clima não é tão frio, mas venta-se muito, portanto, estejam preparados.


Começando pelo começo, ora pois
As ruas alfacinhas (nome dado a tudo e todos que vem de Lisboa) são com toda certeza um dos maiores charmes da cidade. Portanto eu recomendo que comecem a desbravar a cidade por onde estas são as mais charmosas.
Vamos começar por um ponto que é muito característico da história e economia portuguesa, o porto. Portanto o local de saída é no Cais do Sodré (primeira estação da linha verde do Metro, também estação de comboios da linha Cascais e terminal hidroviário).
A estação é restaurada mas tem uma arquitetura interessante e lá pode-se observar o dia-a-dia dos
portugueses, pois é um ponto de muito fluxo e possuí um mini-mercado típico e muito frequentado, chama-se Pingo Doce.
Do lado de fora (do outro lado da rua, a esquerda) da estação temos o Mercado da Ribeira, o mais antigo da cidade (1882). Vale a pena conhecer para experimentar seus quitutes tradicionais e sua arquitetura. Hoje ele é lar do Time Out Market, que é o mercado da revista que recebe o mesmo nome. A revista traz um pouco do melhor de Portugal.


Após visitar o mercado, sigam em direção à estação novamente mais devem continuar no lado da rua em que se encontram pois agora vamos à Praça do Comercio. Seguir em frente na Rua do Arsenal (outras ruas levam à praça também, mas esta é muito tradicional com quitandas e elétricos) até a rua se abrir na praça alguns blocos depois.
Depois de muitas fotos e suspiros atravessem o Arco do Comércio e sigam em frente na Rua Augusta. Essa rua é muito frequentada por turistas, portanto tem muitas lojas boas para roupas, acessórios,assim como lembrancinhas de porcelana, lenços portugueses bordados, artefatos feitos de cortiça, entre muitas outras coisas tradicionais portuguesas (é um bocado caro, mas coisas assim não se encontra em nenhum outro lugar). Você pode subir no topo do Arco, se quiser. Não se esqueça de comer na Augusta os famosos pasteis de bacalhau na única Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau.



No mapa abaixo, 1 é o Cais do Sodré e 2 é o Mercado da Ribeira e podemos ver a Rua do Arsenal a Praça do Comércio e o arco que liga a praça à Rua Augusta.


Esta rua também acabará em outra praça, a Dom Pedro IV. Além de linda, a praça tem ao fundo o Teatro Municipal de Lisboa. Ao lado esquerdo do teatro, está a belíssima Estação do Rossio. Mesmo sem fazer uso do Metro ou dos comboios, pode-se subir as suas escadas para ter uma vista deslumbrante da região. Esta estação é da linha Sintra e no Metro está na linha azul, apesar da praça se chamar Rossio, no metro ela aparece como Restauradores. A estação do Rossio (linha verde) existe mas está em outro pedaço da região.




Seguindo na mesma rua vamos nos deparar com a praça dos Restauradores, onde se localiza o Hard Rock Café e um dos hotéis mais antigos e famosos de Portugal. O obelisco no meio é em homenagem à libertação do Lisboa dos espanhóis por volta do século XVII/XVIII.



Ali também nasce a curta porém lindíssima Avenida da Liberdade. Com suas árvores densas, a avenida é a mais elegante da capital e é o lar de muitas lojas de grife. Ela se encerra na maior rotatória de Lisboa que fica em volta da monumento do tão adorado pelos portugueses, Marques de Pombal.


Atrás da praça está o parque Eduardo VII. Com belos jardins, há sempre alguma mostra cultural acontecendo no gramado. Do outro lado do parque temos uma vista da cidade (vale a pena a árdua subida até lá) e nos deparamos com uma gigantesca bandeira de Portugal. De lá podemos pegar o Metro (estação Parque, linha azul) e ir para a estação Baixa-Chiado (verde/ azul), e aí chegaremos ao meu lugar preferido em toda a cidade, até mesmo diria em Portugal, o Chiado.
Quando saímos da estação nos deparamos com o Largo de Camões e com o famoso café A Brasileira. No largo, temos a famosa estátua do tão idolatrado escritor português Luis Vaz de Camões. Ao fundo do mesmo fica o Consulado Geral do Brasil.No café temos a ilustre presença do tão querido e sábio Fernando Pessoa. A estátua é para turistas, mesmo que não se consuma nada no estabelecimento.



Descendo a rua em que se encontram, chamada Garrett, nos deparamos com os Armazéns do Chiado. Mas calma, antes de chegarmos lá temos muito o que ver na charmosa ruazina. Andem na calçada da direita e nossa primeira paragem aqui é na Livraria Bertrand, a mais antiga livraria e editora de Portugal, com uma loja imensa mas apertadinha e cheia de livros de todos os cantos, épocas e gêneros.
Perto da Bertrand temos a rua Anchieta e é ali no número 11 que se encontra a minha loja preferida do Chiado, A Vida Portuguesa. Esta loja é cheia de artigos vintage, desde os anos 20 até os 80, e traz uma variada gama de produtos que não se encontram mais hoje no mercado mas que já foram muito importantes e vendidos no país anos atrás.
Agora vamos passar por um dos melhores restaurantes do local, tendo muitas qualidades como: é em conta, tem pratos deliciosos e o ambiente é bem rústico, pois o local é uma taberna antiga. O Fábulas não está na rua Garrett, mas quando continuamos descendo do largo até os Armazéns, ainda na calçada da direita. Depois de passar a rua Ivens vocês verão uma passagem (um arco de pedra), este arco da acesso ao restaurante (bem ao fundo, do lado direito), o seu endereço oficial é Calçada Nova de São Francisco, 14 porém esta entrada da qual estou vos dizendo é mais perto e fácil de encontrar. Ele é ideal para um chá no final da tarde ou um saboroso jantar.


Muito bem, agora podemos seguir para os armazéns que não são nada mais nada menos do
que um centro comercial, com uma boa praça de alimentação e lojas famosas. Depois que o
visitarem, voltem para a porta da qual entraram e vamos seguir para a Rua do Carmo ver o
famoso Elevador de Santa Justa. De onde vocês estarão não vão ver o elevador todo, mas
essa passarela elevada de metal é parte dele e quando chegarem mais perto o poderão ver por inteiro. Este monumento foi construído pela família Eiffel.


Depois que subirem nele e apreciarem a vista, fiquem livres para passear arredor do Chiado. Aproveitem pois esse lugar é a essência do espírito Português. Vale a pena passar uma tarde só para observar como tudo funciona ali.
No mapa abaixo temos: 1 Largo Camões, 2 A Brasileira, 3 Bertrand, 4 A Vida Portuguesa, 5 Fábulas e 6 Armazéns do Chiado.


Agora que cobrimos a maior parte do centro (a pé, pois não existe melhor maneira de conhecer a Europa do que andando), vamos as atrações ao redor de Lisboa.

Castelo de São Jorge
Recebe esse nome em homenagem ao santo padroeiro das cruzadas. Feito por ordem de Dom João I no século XIV. Sua arquitetura foi projetada para ser erguido na mais alta colina de Lisboa, de onde pode zelar pela cidade.
Como chegar? Pegar o Metro até a estação do Baixa-Chiado (linha verde/azul) e ir até o Largo de Camões. De lá apanhar o Elétrico 28, um bonde amarelo que passa pelo largo e vai até o castelo.


Panteão Nacional
É a igreja de Santa Engrácia, construído em 1836, foi criado com o intuito de homenagear e perpetuar figuras ilustres do país. Muitos escritores, artistas e governantes estão sepultados lá. Além do lindo interior da igreja, cheia de detalhes, deve-se subir até o terraço, para poder ver o
teto mais de perto e ter uma deslumbrante vista do Tejo.
Como chegar? Pegar o Metro até a estação de Santa Apolónia (azul). O monumento fica perto da estação mas pelas ruas serem muito confusas e a subida íngreme, recomendo que peguem um táxi (este são baratos em todo Portugal) e cheguem até lá.



Catedral da Sé
Também conhecida com Igreja de Santa Maria Maior, teve sua construção iniciada no século XII após a tomada da cidade pelos Mouros. Não deixar de visitar o Tesouro da Sé, que fica localizado no interior da igreja, na torre sul.
Como chegar? Não existe um ponto de metro ou autocarro (ônibus) perto da catedral. Ela fica perto do Panteão Nacional e da rua Augusta. O Metro mais perto é a estação do Terreiro do Paço (azul). De lá pode-se pegar um táxi até o local. A pé pode-se sair do Arco do Comércio pela rua Augusta até a rua São Julião (virar a direita), até a rua da Madalena (virar a esquerda) e logo em seguida entrar no Largo da Sé (a direita) e seguir até encontrar a catedral.

Oceanário
Não se deve deixar de ir a estes dois lugares. O Oceanário fica no Parque das Nações, foi um dos primeiros lugares que eu visitei em Lisboa e fiquei encantada. Muito interessante e divertido. Não se esqueçam de conferir os horários, para isso visitem o site. O parque possui um teleférico, dele pode-se ver a Ponte Vasco da Gama (uma das maiores de Portugal com 17km de comprimento).
Lá também fica a Arena MEO, um dos lugares mais utilizados como palco de famosos shows. A Expo 98,um centro de convenções/ exposições. O Pavilhão do Conhecimento, é uma exposição interessante com várias ilusões de ótica e desafios de fenômenos químicos e físicos e também se encontra lá.
Como chegar? Fácil, só ir de Metro, até a estação Oriente (vermelha). Ao lado tem o Centro Comercial Vasco da Gama, não será difícil de se localizar.


Convento do Carmo
Hoje só existem as ruínas, o convento foi destruído pelo terrível terremoto que acabou com grande parte de Lisboa em 1755. Seus restos podem ser vistos discretamente da Praça Dom Pedro IV, no Rossio. Foi fundado em 1389 e hoje é um museu arqueólogo.
Como chegar? Quando se está na rua Garrett no Chiado, pouco antes de chegar aos armazéns, virar a esquerda na Calçada Sacramento e seguir até chegar Chafariz do Carmo que fica bem em
frente ao museu.


Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação sem fins lucrativos criada a partir do bens deixado por Gulbenkian em 1955. Este foi um amante da arte, literatura e natureza. Portanto hoje a fundação conta com um museu e um enorme parque ao lado. É um dos pontos culturais modernos mais importantes de Lisboa.
Como chegar? De Metro pela estação Praça de Espanha (azul) ou São Sebastião (azul/ vermelha). A fundação fica localizada na Av. de Berna.

Bairro Alto & Casas de Fado
É um bairro antigo da cidade. Com suas ruas estreitas, comercio tradicional, o local a noite é muito boêmio e possui muitos bares e tascas (bares sem mesa, onde as pessoas só pegam as bebidas e ficam na rua conversando). O Bairro Alto possui casas de Fado famosas, onde é possível se comer a tradicional refeição portuguesa. Atenção: o local é muito lotado, portanto deve-se atentar as bolsas, e não andar em ruas pouco frequentadas a noite.
Como chegar? No Chiado, ao lado do Largo de Camões, é a entrada do bairro. Dalí para cima é só
explorar.


Mais fácil para você ver mais de Lisboa
O transporte público de Lisboa é impecável. Existem muitos lugares que você pode visitar indo de metrô. Fica aqui a lista deles.
  • Aeroporto: existe uma estação na linha vermelha que vai até ele e o nome da estação não é nada mais nada menos do que Aeroporto.
  • Centro Comercial Colombo: em Lisboa existem vários centros comerciais, mas este é o maior e o mais completo. Fica na estação Colégio Militar da linha azul;
  • Estádio da Luz: é o estádio do time de futebol Benfica, e é aberto a visitação geralmente no período da tarde. A estação é a mesma do CC Colombo, Colégio Militar, linha azul;
  • Él Corte Inglés: é a maior loja de departamento de península Ibérica, um shopping de mais de três andares com uma enorme variedade em roupas, eletrônicos, etc. Fica na estação São Sebastião das linhas azul/vermelha;
  • Estádio Alvalade: é o estádio do time de futebol Sporting, para chegar descer na estação de metro do Campo Grande, que está nas linhas amarela e verde;
  • Jardim Zoológico: fica na estação de Sete Rios, na linha azul do Metro.
Segue o diagrama completo da rede para facilitar os passeios em Lisboa.


Postagens mais visitadas